terça-feira, 2 de abril de 2013

Festa Anual das Árvores - Bela Cruz 2013

Abertura da Festa Anual das Árvores 2013

A Prefeitura Municipal de Bela Cruz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo realizou de 01 a 05 de abril de 2013 a Festa Anual das Árvores.

O evento contou com a seguinte programação:
  • 01/04 - Abertura do evento, reflorestamento e mutirão de recolhida de sacolas plásticas no Conjunto Habitacional Campo Novo, a partir das 8h:00min.
  • 03/04 - Encontro Formativo coordenado pelo Sr. João Batista de Santana do Acaraú, com entrega de mudas, no Horto Florestal, a partir das 8h:00min.
  • 05/04 - Seminário Municipal do Meio Ambiente, com participação do COMPAN e homenagem à “Personalidade Ambiental.”, no Polo de Convivência Social João V. Araújo, a partir das 8h:00min.


Ver a seguir algumas fotos do evento e um texto explicativo sobre a Festa Anual das Árvores realizada no município de Bela Cruz – CE


Arborização na Rua Nicolau Peixoto

Prefeito, Secretários e Assessores

Reunião com os Diretores das Escolas parceiros da SEMAT

 Recolhida de sacolas plásticas no Conjunto Campo Novo


Arborização na Creche Santa Luiza de Marilac

I Seminário do Meio Ambiente

O Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965 institui em todo território nacional, a Festa Anual das Árvores. 

ORIGEM DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

A manutenção da vida na terra depende da consciência de se proteger as árvores e, consequentemente, a natureza num todo. É uma atitude inteligente, que há tempos é assumida por pessoas engajadas nesse sentido. Para se ter uma ideia, desde o século V, iniciativas desse tipo são tomadas, quando, na Suíça, era reservado um dia do ano para o plantio de árvores. 

Também no século passado, instituiu-se a "Festa das Árvores", pela dedicação de um francês chamado Fourrier, cuja idéia foi largamente imitada por outras nações européias. Coincidentemente, nesse mesmo período, era comemorado, no estado de Nebraska, Estados Unidos, o "Dia da Árvore" - The Arbor Day -, em 10 de abril de 1872, dia instituído por J. Sterling Morton. 

Aqui no Brasil, os responsáveis pela primeira comemoração da "Festa das Árvores" foram João Pedro Cardoso e Alberto Leofgren. O evento se deu na cidade de Araras, em São Paulo, no dia 7 de junho de 1902, com o respaldo das Leis Municipais números 18 e 19 de 1 e 2 de fevereiro de 1902 respectivamente. O objetivo ao se promover a festa era incentivar a plantação e a conservação do meio-ambiente. 

No ano seguinte ao evento, 3 de maio de 1903 exatamente, a mesma festa foi lembrada em Itabira, São Paulo, com o desfile de crianças a conduzir flores, mudas de plantas e instrumentos agrícolas. Na ocasião, dois andores iam devidamente enfeitados, contendo uma muda de magnólia e outra de pau-brasil, ambas plantadas por Coelho Neto. 

No estado do Ceará, os órgãos que fazem a Educação Ambiental a nível de Governo, SEMACE e CONPAM são responsáveis pela programação e realização desse importante evento. A Festa Anual das Árvores é comemorada em quase todos os municípios cearenses fazendo do Ceará um modelo de gestão em educação ambiental. Anualmente os órgãos competentes escolhem uma árvore para ser homenageada. Desde 2007 este evento acontece, dando prioridade à árvores que se encontram em extinção.

O município de Bela Cruz, vem promovendo esse evento no intuito de desenvolver na comunidade local o gosto pelas ações voltadas ao Meio Ambiente, buscando conscientizar a população através de palestras, programas de rádio, distribuição de panfletos, etc., que preservando as árvores estamos preservando toda a vida no planeta. 

Talvez por conta desse histórico, um decreto presidencial de número 55.795, datado a 24 de fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores em todo o território nacional. Em razão das diferenças fisiográfico-climáticas brasileiras, o evento é festejado tanto na última semana do mês de março, no Norte e Nordeste, quanto na semana iniciada em 21 de setembro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

De acordo com o artigo segundo do decreto, a finalidade da festa é "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos".

ÁRVORES HOMENAGEADAS:
2007 - Carnaubeira 
2008 - Sabiá
2009 - Braúna
2010 - Cumaru
2011 - Gonçalo Alves
2012 - Ipê Branco
2013 - Cedro

O ar que respiramos depende fundamentalmente das árvores. Ao produzir oxigênio e absorver gás carbônico, elas purificam o ar e amenizam o efeito estufa, sem contar com as sombras que produzem, grandes protetoras contra a exposição excessiva aos raios solares. Mesmo assim, a preservação da natureza e a sua importância para a vida precisam ser sempre relembradas e estimuladas. E é para defender essa causa nobre que existe a Festa Anual das Árvores, um evento dedicado a preservação da natureza e conscientização da população.

Festa Anual das Árvores: um evento para despertar a consciência ecológica que existe em você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário