quarta-feira, 20 de março de 2013

Projeto: Eco-Escola



PARTICIPE !!!
Inscrições abertas de 18/03 a 18/04/2013

JUSTIFICATIVA:

Motivados pelas atitudes e ações direcionadas a preservação do nosso meio ambiente, vimos por meio deste distinguir as escolas e creches do município de Bela Cruz, num ideal compromisso pela manutenção dos nossos recursos naturais.
Os bens da terra são um patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida no mundo, dentre elas a qualidade de vida de quantos dependem desses bens e do espaço do entorno em que eles são extraídos ou processados. Deve-se cuidar, por tanto, para que esse uso pelos seres humanos seja conservativo, isto é, que gere o menor impacto possível e respeite as condições de sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos. 
Neste contexto, nossa intenção vem justificar quão dignas são estas instituições, que incessantemente vem contribuindo para um melhor relacionamento do homem com seu meio.


OBJETIVO GERAL:

Demonstrar como a preservação para manutenção do meio ambiente se faz necessário para a continuação de qualquer espécie de vida existente na esfera terrestre. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Cuidar do meio ambiente constantemente;
Apresentar por meio de relatórios todos os êxitos já alcançados;
Evitar o descarte de qualquer resíduo no meio ambiente;
Diferenciar poluição de contaminação;
Evitar o desperdício de água e de qualquer tipo de energia, pois tudo é retirado do meio ambiente;
Propor momentos para reflexão das atividades executadas diariamente;
Proporcionar a comunidade educando uma relação harmônica com seu meio;
Conhecer os níveis de organização estudados em biologia detalhadamente.


METODOLOGIA:

Acompanhamento pela SEMAT;
Realização de aulas teóricas e práticas;
Realização de palestras e outros eventos do gênero;
Explanação dos resultados alcançados.


AVALIAÇÃO:

Por meio dos êxitos alcançados dos anseios propostos a serem buscados e da análise dos resultados concretos narrados em relatórios.

* * * * * 

CRONOGRAMA:

Março a dezembro de 2013.

OBS: A culminância do projeto dá-se a em dezembro do corrente ano com a certificação das dez instituições que mais se destacaram, sendo as três primeiras agraciadas com premiação a ser definida. 

Filipe Augusto Pinto Jovino
SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE E TURISMO

sexta-feira, 15 de março de 2013

ATIVIDADE FÍSICA - Caminhada



Benefícios de atividades físicas para o organismo.

  • Auxilia o controle de peso;
  • Reduz o risco de morte por doença cardíaca, hipertensão, depressão e ansiedade;
  • Ajuda a construir e a manter saudáveis ossos, músculos e articulações;
  • Promove o bem-estar psicológico.


Dica de atividade física:

A caminhada é uma atividade física aeróbica de baixo impacto, barata e fácil de ser executada. Faça caminhadas programadas, isso alivia as tensões, reduz o sedentarismo, traz prazer e bem-estar, ajuda a controlar o peso e fortalece os músculos e o coração. Comece sua caminhada sempre com alongamentos!!!

Conselhos para a caminhada:

  • Usar roupas leves, claras, confortáveis e de tecido para que absorva a transpiração;
  • Usar calçado adequado (tênis ou calçado ortopédico) 


Onde realizar estas atividades físicas?

  • Praça da Matriz: Atividade acompanhada por Educador Físico do NASF - Segunda a Quinta de 5:45 às 6:30h.
  • Horto Florestal: Caminhada Livre - Todos os dias manhãs e tardes.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Caminhada matinal abre Dia “D” da Mulher em Bela Cruz



A Secretaria do Meio Ambiente e Turismo - SEMAT de Bela Cruz juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, realizaram um momento de integração com atividade física para celebrar o Dia da Mulher. 

Estiveram presentes, a Primeira Dama e Secretária, a senhora Cheila Carvalho e a Técnica Denise Andrade pela Secretaria de Assistência Social; a Educadora Física Claúdia Morais e a Assistente Social, Camila Rodrigues, representando o NASF; o Secretário, Filipe Jovino e sua Equipe, pela SEMAT e as mais de 50 Mulheres belacruzenses que deixaram o comodismo de lado e aderiram a caminhada matinal oferecida pelo Governo Municipal e coordenado pelos órgãos supramencionados, a fim de se unir a infinidade de atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que em Bela Cruz começou na segunda-feira com programas radiofônicos e se culmina hoje com um “Dia D” repleto de atividades.

Muitas das mulheres participantes do evento pertencem ao grupo que diariamente fazem aulas de ginástica na Praça da Igreja Matriz sobre a orientação da Professora Claúdia. 


O momento teve início às 5:30h da manhã com a saudação de Filipe Jovino que deixou sua mensagem sobre a data. Momento em que Cleber Oliveira coordenou o sorteio de blusas e brindes. Logo Claúdia Morais, que já havia acompanhado as “atletas” na trilha ecológica do horto, ministrou uma aula de aeróbica e alongamento com bexigas coloridas. 

O momento foi bastante prazeroso, pois além da caminhada e das aeróbicas realizadas pelas mulheres, as mesmas foram agraciadas com sorteios. Ao final do evento, foi oferecido um saudável café da manhã com uma diversidade de frutas. No momento do lanche, a Professora Socorro Fonteles recitou um poema e a Senhora Cheila agradeceu a todos, elogiou o evento e desejou às mulheres um feliz dia.

Para ver mais fotos clique aqui

quinta-feira, 7 de março de 2013

Visita do 2º Ano do IIC ao Horto.



É visível o interesse por parte das escolas do município de Bela Cruz para as questões ambientais. Tal afirmativa se plasma nas constantes visitas que estamos recebendo na Secretaria do Meio Ambiente e Turismo e no Horto Florestal Dr. João Ambrósio Araújo Filho. 

No dia 07 de março de 2013, foi a vez de recebermos nos recintos supramencionados, a turma do 2º Ano do Instituto Imaculada Conceição – Colégio particular pertencente à Rede “Internacional” de Educação Vicentina, coordenado pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A visita se deu de forma atraente, lúdica e participativa, onde o educador ambiental Ribamar Jr e os demais técnicos da SEMAT puderam apresentar com detalhes os projetos da Secretaria, bem como frisar que a escassez de água por que passa o nordeste impede que mais verde e dinâmico seja o local visitado. 

A visita foi concluída com um jogo coordenado pelas Educadoras Antônia Oliveira e Socorro Carvalho, onde mais que avaliar a visita, tinha intenção lúdica e de tonar à Biblioteca da Sala Verde um lugar aconchegante, onde os visitantes pudessem se sentir bem. Por ocasião da proximidade do dia da mulher, à Professora Carla e às alunas presentes foram agraciadas com as felicitações, um folder com dicas sobre atividades físicas e um singelo brinde. Essas e os demais alunos receberam uma cartilha que trata sobre a água, mas precisamente sobre a Bacia do Aracaú, assunto que estaremos trabalhando com mais ênfase ainda nesse mês.

quarta-feira, 6 de março de 2013

5º Ano da Escola José Ludgero Visita o Horto Florestal



O Horto Florestal e as dependências da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo foram visitados na manhã de 06 de março de 2013, por duas turmas de 5º ano da EEIEF José Ludgero.

As 8:00h da manhã, as turmas chegaram na Secretaria acompanhadas da Coordenadora Pedagógica Regislane Magalhães e da Professora Luziária Pereira, acolhidas pelo Secretário Filipe Jovino que as encaminhou aos técnicos responsáveis pela educação ambiental Socorro Carvalho, Antônio Oliveira e Ribamar Jr, que acompanharam os visitantes pelas dependências da SEMAT e Horto Florestal sempre atentos, apresentando respostas coesas a cada curiosidade externada pelos alunos realizadores da pesquisa de campo no local.  

O final da visita foi marcado pela euforia dos educandos que se aglomeravam ao redor do Funcionário Luciélio que sacou a cobra do aquário e exibiu aos mesmos, dando-lhes a oportunidade de inclusive tocarem na cobra. Seguro que foi uma visita extraordinária que ficará marcada positivamente na cabeça de nossos pequenos cientistas.

terça-feira, 5 de março de 2013

Programa de Rádio – Semana da Mulher



Rádio: Genoveva FM
Data: 05 de março de 2013
Horário: 7:30h a 8:00h 
Assunto: Cuidados com o Lixo Doméstico e com a Saúde da Mulher
Apresentação: Técnicos das Secretarias do Meio Ambiente e Turismo e de Saúde

A Prefeitura Municipal de Bela Cruz, por meio de suas Secretarias Municipais está realizando a Semana da Mulher para celebrar o Dia Internacional da Mulher comemorado anualmente no dia 08 de março. Desde o dia 04, a semana vem se desenvolvendo com uma série de atividades que culminará na sexta-feira com um “Dia D”, que constará de atividades esportivas, promoção e divulgação da mulher, concentração, serviços, homenagens, etc.

O programa de rádio, elaborado e executado pela Secretaria do Meio Ambiente e Turismo e Secretaria de Saúde teve cunho educativo. 

A SEMAT quis externar seu desejo de fazer com que os ouvintes tivessem uma melhor atenção com o lixo doméstico. O guia apresentado deu dicas de como diminuir os resíduos sólidos produzidos nas residências e como reciclar o que de fato se pode.

A Secretaria de Saúde abordou como temática a Saúde da Mulher, falando da importância do exercício de exames como o Papanicolau, incentivado as mulheres ouvintes, principalmente as mais interioranas, a procurarem o posto de saúde mais próximo, para realizar o referido exame. A Enfermeira informou que o teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.

O programa radiofônico foi curto, mas útil. Se os radiouvintes pusessem os conselhos dados em prática, seguro que muito mudaria e melhoraria seu estilo de vida. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Apresentação do Projeto Grêmio Agente Verde


 
Aconteceu no dia 04 de março de 2013, no Centro de Convenções Manoel Severiano Ramos de Bela Cruz o Encontro de Apresentação do Projeto Grêmio Agente Verde. O evento teve início às 8:30h da manhã, onde depois do credenciamento, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Filipe Jovino, saudou os presentes e apresentou sua equipe de trabalho.

O desenvolvimento do encontro foi iniciado com a palavra do Educador Ambiental, Ribamar Júnior que nos sintonizou com o calendário ambiental, fazendo alusão ao Dia do Ecoturismo – 1º de Março, bem como fez um chamamento para a questão ambiental de forma geral e especifica, dizendo ser cada um dos agentes verdes os responsáveis diretos para o êxito desse grêmio. Logo Cleber Oliveira, técnico da SEMAT, também quis acolher os presentes onde todos fizeram uma pequena apresentação, em seguida Filipe Jovino exibiu o Plano de Ação da Secretaria e enfatizando o Eco-Escola, projeto pelo qual as escolas participantes poderão ser certificadas e premiadas.

Finalmente falou-se sobre as atividades que se pretende fazer a partir desse mês de março, como Festa Anual da Árvore; Dia da Água; Programas Radiofônicos; Conferência Infanto-juvenil, que tratará sobre os quatro elementos, e Conferência Municipal do Meio Ambiente, que terá como tema gerador “Resíduos Sólidos”. O encontro foi concluído com um lanche e com tomada de contatos entre os idealizadores e público para encaminhamentos de ações que se darão a partir da data.


      

sexta-feira, 1 de março de 2013

Visitas à SEMAT e ao Horto Florestal



Na semana de 25/02 a 01/03/2013 a Secretaria do Meio Ambiente e Turismo e o Horto Florestal Dr. João Ambrósio de Araújo Filho foram visitadas pelo Executivo Municipal, Carlos Antônio, duas turmas do Instituto Imaculada Conceição, acompanhadas pela professora Carla Denise pelo grupo de Pessoas com Deficiência coordenado por Mikaelly Cristina e pertencente a Secretaria de Assistência Social do Município.

As visitas foram acompanhadas e guiadas pelos técnicos da SEMAT, especialmente pelos Educadores Ambientais da Sala Verde. Ademais de conhecerem o espeço físico da Secretaria, a biblioteca da Sala Verde e o Horto em si, os visitantes puderam desfrutar do contato direto com a natureza, trocar ideias na sombra das árvores e sentir a harmonia que só um ambiente como tranquilo e natural como o Horto Florestal pode trazer.

A Secretaria permanece aberta toda a semana, de forma que visitas do tipo podem ser agendadas e realizadas por qualquer cidadão ou instituição de interesse. Acreditamos que esse tipo de atividade colabora para a educação, sensibilização e consciência ambiental, bem como fortalece o vinculo entre o homem e a natureza.