quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Formação de Secretários e Gestores Municipais pela APRECE


Nos dias 22 e 23 de janeiro de 2013 o Prefeito Municipal de Bela Cruz e muitos de seus Secretários participaram em Fortaleza do Encontro Aprece Novos Gestores Municipais do Ceara – “Por uma Gestão Pública Criativa e Participativa, cuja palestra magna foi ministrada pelo então Governador do Estado, Cid Gomes.

O encontro visou, sobretudo, criar condições para implantação de uma gestão eficiente por parte dos novos governantes, e basear-los na informação e qualificação específica em todos os temas que são de competência e relevância para as administrações municipais, procurando subsidiar os gestores na formulação das políticas públicas e na busca de soluções que desafiam os governos municipais.  

Uma vez no Município, Filipe Jovino, Secretário de Meio Ambiente e Turismo, que também participou do evento, quis compartilhar com sua equipe os conhecimentos adquiridos no encontro, bem como, avaliar esse primeiro momento do trabalho que a Equipe está realizando na SEMAT, e planejar atividades para o presente ano.

Segundo o Secretario, o Governador pediu planos executáveis. Assim, enquanto responsável pela pasta ambiental no Município, Filipe mostrou especial preocupação pelo Plano de Saneamento Ambiental e orientou os presentes a darem o melhor de si, a fim de que, a Secretaria cumpra o seu papel e melhore a posição de Bela Cruz na classificação geral do Programa Selo Município Verde



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

I Oficina Ambiental de Identificação de Árvores




I Oficina Ambiental de Identificação das Árvores do Horto Florestal

Ocorreu nos dias 17 e 18 de janeiro de 2013, na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Bela Cruz a I Oficina Ambiental de Identificação Nominal das Árvores do Horto Florestal Dr. João Ambrósio Araújo Filho. 

A oficina objetivou dá a conhecer o nome popular e científico das árvores do Horto, especialmente as que beiram a Trilha “Eco Janaguba”, pois a Secretaria está consciente que é conhecendo que se cuida. 


A atividade foi coordenada pelos técnicos da Sala Verde que usufruindo do acervo de livros e dos mecanismos digitais da referida Sala, unida ao conhecimento dos demais membros da SEMAT, desde o Secretário até os Auxiliares de Serviços, pode levar-se a cabo a supramencionada oficina. 


No dia 17 fez-se a apresentação do programa, parte formativa, pesquisa e exposição dos resultados, tempo em que também foi reunido o material e deram-se as primeiras pinceladas nas telhas que levariam estampado o nome das plantas. No dia seguinte concluíram-se os trabalhos artesanais e distribuiu-se as placas a cada planta de forma que sinalasse seu nome.

O trabalho foi simples e descontraído. Ademais de aprender sobre o verde, a oficina também serviu para que os membros da SEMAT estreitassem seus laços, trabalhassem a cumplicidade e caminhassem cada vez mais juntos.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Visita de Universitários à SEMAT




No dia 16/01/2013, duas turmas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Coordenadoria Bela Cruz / IVA, acompanhadas pelo professor Jackson Peixoto, que ministra a disciplina “Morfologia Vegetal”, visitaram a Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de Bela Cruz.
Na oportunidade, o Secretário, Filipe Jovino, acolheu os mesmos, apresentou sua equipe, que seguiu guiando os visitantes nas dependências da SEMAT e Horto Florestal, apresentando projetos como: Trilha Ecológica, Biodigestor, Minhocário e Mandalla, e especialmente, a Sala Verde.
“Tal Sala é um espaço definido situado dentro de uma Instituição, o qual será dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, produzidas e/ou fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. A Sala Verde deve ser visualizada como sendo uma iniciativa que dispõe de uma série de potencialidades, quais sejam: ambientais, culturais, sociais, informacionais, de pesquisa, articuladoras, dentre outras.” Em Bela Cruz, a Sala Vede foi criada em 06/07/2007 com a Lei municipal N° 617/2007.
Terminada a visita, em forma de despedida, mais uma vez os educandos tiveram um momento com o Secretário da Pasta Ambiental do Município, que entregou a todos um “marcador de livro” como forma de conscientizar que a leitura, e logo o conhecimento, é um poderoso instrumento para o cuidado, defesa e conservação do meio ambiente.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Gestão: Renovação e Progresso



O município de Bela Cruz iniciou o primeiro dia útil do mês de janeiro de 2013 com uma nova gestão. Nos próximos quatro anos o Município será administrado por Carlos Antônio Vasconcelos Carvalho (Prefeito), com o seguinte secretariado:

Carlos Façanha Sampaio
Saúde
(88) 3663 1048 / 1142
Carlos Leandro Pinto Vasconcelos
Infraestrutura
(88) 3663 1477
Filipe Augusto Pinto Jovino
Meio Ambiente e Turismo
(88) 3663 1167
Francisco Carlos Carvalho Junior
Administração, Finanças, Planejamento e Controle Interno
(88) 3663 1263
Francisco Marcelo Melo Araújo
Juventude e Desporto
(88) 3663 1240
José Chaley de Vasconcelos
Departamento de Estradas e Transportes
(88) 9732 3233
José Otacílio de Morais Neto
Agronegócios e Desenvolvimento Econômico
(88) 3663 1196
Maria Cheila de Vasconcelos Carvalho
Ação Social, Trabalho e Empreendedorismo
(88) 3663 3095 / 1215
Maria das Graças Rocha Vasconcelos
Educação
(88) 3663 1172 / 3111
Maria Gilvana Freitas Araújo
Cultura
(88) 3663 1201


A Secretaria do Meio Ambiente e Turismo – SEMAT foi criada em 21 de junho de 2004, pela Lei Municipal Nº 561/2004, está alocada nas dependências do Horto Florestal Dr. Joao Ambrósio Araújo Filho – Rua 19 de Novembro, s/n Chapadinha Bela Cruz – CE, e como mencionada anteriormente, tem como Secretário: Filipe Jovino, filho de Bela Cruz, concludente do Curso de Direito, com trabalho final voltado para o “Direito Ambiental”, estreando como gestor da pasta pública ambiental e turística do município, vem mostrando trabalho, competência e trazendo credibilidade à gestão.


A equipe está otimista e acredita que o trabalho terá melhores resultados se houver a participação e o empenho de todos. Que cada um cumpra o seu papel – governo e sociedade, de forma que se possa fazer real, para todo o município, as palavras do slogan: Renovação e Progresso.

COMDEMA de Bela Cruz




1.O que é o COMDEMA? Qual sua estrutura funcional?
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente é um colegiado especializado em questões referentes à preservação, conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais dos municípios. O COMDEMA é composto por membros das entidades representativas da comunidade concernente ao Poder Público, à sociedade civil organizada e a iniciativa privada.

2.Quais são seus objetivos principais?
Criado por Lei Municipal o COMDEMA integra o Sistema de Gestão Ambiental da cidade, tendo a finalidade precípua de assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal em assuntos de políticas de proteção, conservação e defesa do meio ambiente.

3.Características Fundamentais do COMDEMA:
Representatividade
Credibilidade
Publicidade
Operatividade

4.Passo a passo da formação dos COMDEMAS:
Mobilização da Sociedade Civil Organizada
Projeto de Lei
Regimento Interno
Portaria de Designação e Termo de Posse dos Conselheiros





segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Siga-nos no Twitter!


Reunião do COMDEMA de Bela Cruz


Reunião do COMDEMA

Aconteceu no dia 11/01/2013, às 9h da manhã, nas dependências do Horto Florestal Dr. João Ambrósio de Araújo Filho, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Bela Cruz.

A reunião começou com a recepção dos Conselheiros, pela Secretaria Executiva, que entregou a todos os seguimentos do Conselho uma pasta com materiais que serviriam para a reunião e as seguintes - entre os materiais, destacamos um folder onde explica, com precisão, o que é o COMDEMA. Logo um Técnico da SEMAT, ajudou a refletir, com um texto, sobre o que se celebra na data - “Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos”; em seguida foi lida a ata da última reunião; falou-se um pouco sobre o COMDEMA em si, sua formação, estrutura, legitimação, função, etc. 

Antes da conclusão do encontro, a palavra foi facultada, onde os presentes expressaram suas expectativas, planos e projetos para esse novo ciclo que se inicia. Finalmente fez-se a eleição do novo Presidente do Conselho – Filipe Jovino, quem acolheu a missão com confiança, animou os presentes a trabalharem ativamente para os fins do colegiado, e se despediu agradecendo a presença de todos.
   
Secretaria Executiva do COMDEMA


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Celebração do Aniversário do Prefeito



Na manhã de sexta-feira, 11/01/2013, os Funcionários das Secretarias Municipais e Gabinete se reuniram no Horto Florestal Dr. João Ambrósio Araújo Filho para celebrar a data natalícia do Excelentíssimo Senhor Prefeito de Bela Cruz, Carlos Antônio Vasconcelos Carvalho.

Os presentes, inicialmente, foram embalados pela melodia de um Coral Infantil que trouxeram uma mensagem de paz e esperança. Um dos momentos mais emotivos foi a leitura de poemas de Nicodemos Araújo, por Dona Neuma Carvalho - Mãe do Prefeito. O vice-prefeito, Juliano Oliveira, também quis saudar o Aniversariante e os demais convidados expressando ser, Carlos Antônio, uma pessoa simples a quem ele aprendeu a admirar. O Prefeito, por sua vez, disse que o melhor presente para ele, é o bom trabalho que todos estão executando pelo Município.

Depois das demais homenagens coordenadas, especialmente, pela Secretaria de Cultura e Meio Ambiente e Turismo - que estavam à frente na organização do evento, concluiu-se com um singelo ágape.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Trilha Ecológica



Trilha Ecológica – inaugurada em 28/03/2012, localizada no Horto Florestal Dr. João Ambrósio de Araújo Filho, é um caminho entre a vegetação que permite aos apreciadores do exercício de caminhar um contato harmônico com a natureza. Empregada como atividade de lazer também pode ser educativa. Dentre os benefícios de uma caminhada na trilha ecológica, encontram-se:
  • A desintoxicação orgânica,
  • A melhora do condicionamento físico,
  • A revitalização e bem estar,
  • O reequilíbrio entre o corpo e a mente,
  • O relaxamento total.
O objetivo principal da trila é estimular a prática de atividades físicas buscando o reequilíbrio entre o corpo e a mente, favorecendo a reflexão sobre a maneira de se viver melhor através da revitalização e do bem estar conseguido nas caminhadas, esquecendo um pouco as preocupações e os estresses da vida cotidiana pela integração do convívio com a natureza.

A Trilha Ecológica é uma maneira prática, diferenciada e agradável de sensibilizar as pessoas quanto a criar simpatia e um senso conservacionista à flora, fauna e aos recursos naturais. Ela estimula os sentidos possibilitando que os visitantes façam suas caminhadas, observem o ambiente, sintam aromas e ouçam sons. Definitivamente, a visita torna-se um momento ímpar na rotina de cada um estimulando a observação, admiração e respeito à natureza.

Fonte: Projeto Trilha Ecológica

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Novo Logotipo da SEMAT



A Secretaria do Meio Ambiente e Turismo - SEMAT de Bela Cruz – Município de aproximadamente 31 mil habitantes, situado na região do litoral norte do Estado do Ceará – desde sua implantação em 2004, vem mostrando serviço, ganhando espaço e conquistando simpatia da administração pública e especialmente dos munícipes. Vários são os programas e projetos levados a cabo na mesma. Logo exporemos aqui mais detalhes sobre os mesmos. Aguardem!!!

Como sabemos o Município está vivendo um período de renovação e progresso, de forma que começaremos por apresentar o novo logotipo da SEMAT.

O logo tem como destaque o monograma da Secretaria elevado do nome da mesma por extenso, do lado direito ver-se gráficos em tonalidades verdes que lembram a natureza. O traço azul que emerge sobre a mesma, nos remete a mão do homem que é convidado a cuidar do meio ambiente, e por vez, lembra a ave que canta feliz, fruto da harmonia que com eficácia e trabalho se está a gerar no município Bela Cruz. As cores vivas, a sintonia dos gráficos e o desejo de fazer o melhor para o Município são ingrediente indispensáveis para uma Bela Cruz cada vez mais competitiva no ecoturismo da região.